quinta-feira, 27 de maio de 2021

Mas afinal, o que são os Zangbetos?



Os zangbetos são rituais praticados em alguns países do continente africano.  A palavra zangbeto significa homens da noite, isso porque, esse ritual foi criado pelos guardiões das aldeias em que viviam. Mas o tempo passou e esse ritual se transformou em uma religião local, praticada em algumas tribos de países como Benin e Togo.

Os zangbetos são estruturas feitas com palha, onde segundo seus praticantes, espíritos selvagens não humanos entram e passam a dançar. Para muitas pessoas, esse culto representa a força da bruxaria que existe na África. Algumas pessoas já foram até esses locais para presenciar como estruturas de palhas, saem dançando no meio do ritual.

Confira no vídeo a seguir esse misterioso e belo ritual africano:



Os praticantes dessa religião mantêm seus segredos muito bem guardados. Alguns curiosos e estudiosos que foram a esses locais, a fim de descobrir mais sobre supostos espíritos que se manifestam em estruturas de palhas fazendo-os dançar e em certos casos até mesmo levitar.

Nenhum membro dessas tribos revelam os mistérios acerca dos zangbetos. Muitos afirmam que tudo isso não passe apenas de truques humanos, afim de aparentar uma possível manifestação sobrenatural. Para outros, essa é uma prova da força que a alta magia praticada pelos africanos.

---
Fonte do texto: https://curiosidadesinteressantes.com.br/o-que-sao-os-zangbetos/
Fonte do vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=IsR2hGt00Fg

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Inscrições abertas - Prêmio Jabuti 2021

 


Em 2018, o Prêmio Jabuti completou 60 anos e foi completamente repaginado, com o objetivo de aproximá-lo mais do leitor e de torná-lo mais competitivo entre autores(as) e editoras, fortalecendo ainda mais sua posição como o mais almejado prêmio literário do país. Mais uma vez, a inovação se fez presente com a adoção de medidas para acolher os autores(as) independentes, aprimorar a gestão da estrutura do prêmio e aperfeiçoar os critérios de análise das obras.

As categorias do Prêmio Jabuti foram reorganizadas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. A mudança serviu para racionalizar e qualificar as áreas do conhecimento e para que o prêmio se tornasse ainda mais abrangente. Para prestigiar ainda mais os vencedores(as), o Jabuti passou a ter somente um ganhador por categoria. A premiação mudou para que a revelação dos ganhadores(as) de cada categoria e do Livro do Ano passasse a ocorrer apenas na cerimônia de premiação. E, ainda neste ano, foi lançada a categoria Formação de Novos Leitores para reconhecer iniciativas de estímulo à leitura.

Confira o regulamento e se inscreva em


segunda-feira, 10 de maio de 2021

Por que a literatura negra é importante



Por Dr. Maxine Thompson*


Quando publiquei meu primeiro romance, The Ebony Tree, nunca esquecerei como descobri depois que minha sobrinha então, de 23 anos, correu pela casa e gritou de tanto rir, depois de ler o livro. Agora, veja você, minha sobrinha sempre foi uma leitora ávida de romances brancos desde o início da adolescência, mas ler meu livro foi como pousar em Marte para ela. Ela teria perguntado à mãe: "Mamãe, a tia Maxine inventou isso? Vocês realmente 'jogaram branco'?" Minha cunhada disse a ela: "Não apenas jogamos branco, nós sonhamos em branco. Isso é tudo que já vimos nos livros ou na TV eram personagens brancos. Parecia que eles tinham toda a diversão. "



Normalmente, a maioria dos negros cresceu nos anos 50 com fotos na parede de Jesus branco, Papai Noel branco e até anjos brancos. Não havia nada na mídia ou nos livros que refletisse a beleza da escuridão. Desnecessário dizer que, se houvesse livros além da Bíblia em casa, não eram livros Negros. Enviou uma mensagem silenciosa de que Black era feio e branco era lindo. Essa foi uma experiência tão negativa quanto quando a leitura era proibida aos escravos.

Avanço rápido de quase meio século. Eu sei, por educação de meus filhos, que agora são todos adultos, que ter livros de negros em casa foi, e continua sendo, uma boa influência em sua auto-estima e confiança. Quando uma pessoa se vê refletida na literatura que lê, indiretamente ajuda a construir uma melhor autoimagem. Pois, na literatura, encontramos nossos modelos de comportamento, nossos arquétipos com os quais podemos aprender lições de vida. Mais especificamente, na literatura afro-americana, as histórias são relevantes para a experiência negra neste país. Essas experiências variam de pessoas vindas de diferentes classes socioeconômicas, de regiões urbanas a rurais, a diferentes profissões. Freqüentemente, levamos a história da pobreza à riqueza de Alger Horatio à sua reversão, a história da riqueza à pobreza.

"Escritores negros em ascensão", gritavam as manchetes. Eu acreditei neles. Afinal, vendo os diferentes gêneros de livros afro-americanos nas livrarias locais, predominantemente negras, quem não pensaria isso? As coisas não melhoraram para nós, escritores negros, desde o final dos anos 1980? No entanto, depois de participar da Book Expo of America (antiga American Book Association) realizada em Los Angeles, Califórnia, no final de abril de 1999, tive um rude despertar. Por ter visto todos os livros das livrarias predominantemente negras espalhadas por LA, eu fui levado a uma falsa sensação de complacência por nós, como escritores afro-americanos, estarmos sendo publicados na mesma taxa que os livros convencionais. Para dizer o mínimo, fiquei desiludido.

Sim, a Book Expo de 1999 foi uma grande revelação. A má notícia é esta: nossos problemas (como escritores afro-americanos) estão longe do fim. Quando comparei os livros representados pelas grandes editoras, vi que a porcentagem de livros negros é infinitesimalmente pequena em comparação com a de outras raças. Não quero ser um adivinho, mas sinto que o número de livros afro-americanos pode desaparecer como aconteceu após a Renascença do Harlem, após o final dos anos 40 e após a Revolução dos anos 60, se não assumirmos o controle de nossas próprias palavras escritas.

No entanto, a boa notícia é esta. O aumento que é testemunhado no número de livros afro-americanos pode ser atribuído, em geral, não apenas a mais editoras negras, editores negros, mas a livros autopublicados. Dado o advento da editoração eletrônica, da Internet e dos clubes de livros negros, muitos escritores estão assumindo o controle de nossos destinos e se fortalecendo publicando nossas próprias histórias.

Portanto, considere essas questões. De que outras maneiras ter mais livros negros ajudou? É mais fácil ser publicado pelo mainstream como um escritor negro, em um mercado editorial apertado? Por que a autopublicação é tão importante, especialmente para escritores negros, se você não pode ter seus livros publicados pelo mainstream? Para encorajar outros escritores a escrever suas histórias, aqui estão algumas das coisas boas que a literatura negra trouxe para este país.

1. Salvação. Parafraseando Toni Cade Bambara, a ficção arrebata você do precipício como uma pessoa negra na América.

2. Continuidade com seus ancestrais. Parafraseando Toni Morrison, "Se você não está escrevendo sobre a Vila de onde você veio, não está escrevendo sobre nada."

3. Um público leitor que deseja ver histórias que reflitam sua realidade.

4. Uma forma de restaurar a história que não podia ser escrita no passado.

5. Uma forma de levantar a próxima geração através da palavra impressa, além da nossa tradição oral, que se reflete no rap, no hip hop e na poesia.

6. Uma forma de promover a compreensão racial para outros grupos étnicos. Aprendo muito sobre outras partes da Diáspora quando leio livros de haitiano-americanos, ou quando leio literatura sino-americana, ou qualquer outra literatura cultural.

Recentemente, uma professora me disse em uma sessão de autógrafos, que um estudo foi feito em sua escola. Verificou-se que todas as menininhas negras disseram que sua imagem de beleza ainda era uma criança loira de olhos azuis. Imagine! Isso foi em dezembro de 1999! Isso me lembra a história trágica do livro de Toni Morrison, The Bluest Eyes, em que a açoitada criança negra, Pecola, enlouqueceu, tudo porque ela queria olhos azuis. O cenário deste livro foi por volta de 1940.

Meu ponto é este. Se continuarmos escrevendo nossas histórias, nós, como escritores afro-americanos, talvez nunca tenhamos paridade no mundo dos livros. Mas, ao mesmo tempo, não teremos outra geração de garotinhas negras brincando de branco, como minhas amigas e eu fizemos, com lenços e toalhas cobrindo nossos cabelos, o que achamos que não era bonito o suficiente. Ou talvez, não vamos ter meninas enlouquecendo como a Pecola fictícia fez.



*A Dra. Maxine Thompson é autora, agente literária, treinadora literária, ghostwriter e apresentadora de programas de rádio na Internet. Você pode enviar um e-mail para ela em maxtho@sbcglobal.net. Você pode se inscrever para receber um boletim informativo gratuito em http://www.maxinethompson.com

Confira o preço e onde comprar o livro The Ebony Tree:


E se você gostou dessa postagem, considere em compartilhar nas suas redes sociais. Vamos ajudar a compartilhar e disseminar o conhecimento. Visite e curta a nossa fanpage no Facebook


-----
Imagem de TréVoy Kelly por Pixabay

Tradução para o português: Versos Rascunhos.

Fonte consultada: ArticlesFactory.com


quinta-feira, 29 de abril de 2021

Conheça o Portal Domínio Público do Governo Federal

o que é o site domínio público

Página Inicial do Portal Domínio Público


 O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

Gostou dessa dica? Então compartilhe no seu círculo social e familiar. Vamos propagar o conhecimento pelo no país. Confira nossa fanpage no Facebook.
  
 
----