quarta-feira, 21 de agosto de 2013

30 dias em São Paulo - Dia 16





21/08/2013 – DÉCIMO SEXTO DIA -  A continuação do curso “Artigo Científico: dos fundamentos à submissão” hoje aconteceu na Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Em linhas gerais foram apresentados as estruturas de uma artigo científico em detalhes. Mais uma vez foi frisado o fato de que não é mais a quantidade de trabalhos você tem publicado, mas sim a quantidade de vezes que seu trabalho é citado.
Em seguida, foi ensinado como pesquisar artigos indexados nas principais bases de dados nacionais e internacionais e exportá-los para o software “ENDNOTE”, onde poderíamos montar nossa própria base de dados para organizá-la de forma sistematizada.

Das 20h às 21h30 aconteceu a abertura oficial do evento Seminário A Universidade e a Cidade na Perspectiva dos Direitos, no auditório da Faculdade de Medicina da USP, e foi feita pela Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arruda e pelo Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Coordenador do Núcleo dos Direitos, José Ayres. Já a conferência de abertura foi proferida pelo ministro da justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso, o senhor José Gregório. A programação desse dia foi finalizado pela apresentação musical do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da USP
O evento marca o primeiro ano das atividades do Núcleo dos Direitos. A proposta do evento é discutir como a perspectiva dos direitos abre possibilidades de compreensão da sociabilidade contemporânea, configurando espaços de interlocução das universidades com a sociedade, em particular das universidades públicas. Nesse sentido, entende-se a cidade como um espaço de construção política cotidiana do comum.
Amanhã começarão as mesas de debates pautadas nos temas: Educação e Direitos Humanos, Saúde, Trabalho e Construção Pública do Direito.


(Walter Rodrigues)


Esta postagem faz parte dos relatos das experiências de um estudante paraense em São Paulo em ocasião de um intercâmbio feito entre os cursos de Geografia da UFPA/Belém e o curso de Geografia da USP/Butantã. As postagens serão equivalentes aos dias vivenciados, como numa espécie de diário de bordo. Os textos se propõem a ser sintéticos e informativos. Dessa forma, objetivamos gerar resultados e informação sobre essa interessante modalidade de aprendizado partindo da percepção do estudante sobre o novo mundo que se desvenda diante de seus sentidos diariamente. No total serão 30 dias em São Paulo, morando no Condomínio Residencial da USP, o CRUSP. 
Saiba mais clicando aqui!