quarta-feira, 14 de agosto de 2013

30 dias em São Paulo - Dia 1



 Esta postagem faz parte dos relatos das experiências de um estudante paraense em São Paulo em ocasião de um intercâmbio feito entre os cursos de Geografia da UFPA/Belém e o curso de Geografia da USP/Butantã. As postagens serão equivalentes aos dias vivenciados, como numa espécie de diário de bordo. Os textos se propõem a ser sintéticos e informativos. Dessa forma, objetivamos gerar resultados e informação sobre essa interessante modalidade de aprendizado partindo da percepção do estudante sobre o novo mundo que se desvenda diante de seus sentidos diariamente. No total serão 30 dias em São Paulo, morando no Condomínio Residencial da USP, o CRUSP.
Saiba mais clicando aqui! 

06/08/2013 - PRIMEIRO DIA - A conexão que faríamos em Brasília foi cancelada, por isso, o desembarque previsto para o aeroporto de Congonhas, foi transferido para o aeroporto de Guarulhos. De lá pegamos um ônibus da empresa TAM que nos levou até o aeroporto de Congonhas, e de lá pegamos um táxi até a Universidade de São Paulo, no bairro Butantã.

Devidamente instalado no Condomínio Residencial da Universidade de São Paulo - CRUSP, aproveitei para explorar as redondezas e para minha surpresa acabei encontrando a Biblioteca Central, onde logo entrei para saborear os títulos que ali se encontram. Também aproveitei para usar o computador dali e pesquisar os eventos que acontecerão ainda esta semana na universidade. Inscrevi-me nos seguintes eventos, os quais montarão minha programação nessa primeira semana:
No dia 07 de agosto mini-curso “Conceitos Básicos de XML”;
No dia 07 de agosto palestra “O documento arquivístico no ambiente digital”, apresentado pela professora Rosely Curi Rondinelli, da Fundação Casa de Rui Barbosa;
No dia 08 de agosto “Ensaio sobre uma cidade: memória afetiva e lugar de memória”;
No dia 08 de agosto “I Seminário de Políticas Públicas e Prática Docente em países da América Latina: Brasil, Cuba e México”.
Estes são os eventos que me proponho a participar nessa semana. Quaisquer alterações que porventura apareça, comunicarei no próximo relatório.