sexta-feira, 8 de abril de 2011

Congresso reúne especialistas em Letras


Centro de Convenções da UFPA abrigará parte da
programação do III CIELLA



por Jéssica Souza /Abril 2011
foto Alexandre Moraes



Cerca de mil pessoas do Brasil e do exterior são esperadas para a terceira edição do Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (III CIELLA), o qual acontecerá na Universidade Federal do Pará (UFPA), entre os dias 18 e 20 de abril. Com o tema "Estudos Literários e Linguísticos, Histórias e Perspectivas", o evento tem como objetivo gerar uma grande interlocução sobre os rumos das pesquisas na área de Letras, para, com isso, formular um diagnóstico e um prognóstico acerca da produção científica em Linguística e Literatura na Amazônia, no Brasil e no mundo.

Mesas-redondas, conferências, palestras, minicursos e apresentações de trabalhos estão previstos na intensa programação, que ocorrerá, simultaneamente, no Centro de Eventos Benedito Nunes, nos auditórios setoriais e de institutos, como o Instituto de Letras e Comunicação (ILC) e o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). O CIELLA é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, programa misto nas áreas de Linguística e Estudos Literários,  coordenado pelo professor Sílvio Augusto de Oliveira Holanda.
De acordo com o coordenador, o Congresso foi criado intencionalmente "na" e "para" a Amazônia. "Para Amazônia, porque a região precisava de um evento desse porte a fim de que alunos e professores da área pudessem contar com um canal para publicação e divulgação de suas pesquisas. Já a preposição 'na' foi escolhida de modo deliberado no lugar de 'da' Amazônia com o intuito de frisar que o CIELLA deve abordar temáticas que partem do enfoque amazônico, mas abarcam motivos mais amplos, de caráter inter e multidisciplinar", destaca Sílvio Holanda.
Áreas afins, como Cinema, Comunicação Social e Artes Plásticas, ou que dialogam com a Linguística e a Literatura, como Sociologia, Antropologia e História, também estarão representadas no evento, por meio dos eixos norteadores das diversas modalidades de apresentações. A Filosofia, por exemplo, será ressaltada durante homenagem, na mesa oficial de abertura do Congresso, ao saudoso professor emérito da UFPA, filósofo e crítico literário Benedito Nunes, falecido no dia 27 de fevereiro, em Belém, aos 81 anos.

Participantes podem fazer inscrições até o dia 18

Até março de 2011, já havia 500 comunicações de alunos inscritas na programação. Língua portuguesa e questões do âmbito da fonologia, morfologia, semântica, como também línguas estrangeiras e línguas indígenas estarão entre os assuntos apresentados. A grande novidade deste ano é a discussão em torno da Linguagem em Libras, tema de trabalhos sobre ensino-aprendizagem a serem trazidos por especialistas da área de Linguística. "Hoje, o profissional de Letras é obrigado por lei a ter formação em Libras, discussão vital e oportuna para o CIELLA 2011", destaca Sílvio Holanda.
Em Literatura, há grande concentração de trabalhos na temática das narrativas orais, uma vez que o Congresso está sediado na Amazônia. "Além disso, há, ainda, trabalhos na área da Literatura Comparada, que traz para análise autores locais colocados em contraponto com autores e teorias mundiais, como a perspectiva latino-americana de literatura", complementa o coordenador.
As inscrições para apresentação de trabalhos estão encerradas. Para participar do evento como ouvinte, estudantes de pós-graduação, de graduação e do ensino médio podem se inscrever até o dia da abertura, 18 de abril, pelo site http://www.3CIELLA.ufpa.br. Profissionais de Letras ou de áreas afins também têm a opção de apresentar relatos de experiências em torno das temáticas do Congresso.
Pesquisadores da América do Norte, como dos Estados Unidos; e da Europa, como de Portugal, França e Itália, estão com conferências previstas na programação, além de professores colaboradores de universidades brasileiras.

Artigos estarão em revista

Na categoria sessões temáticas, foram definidos dez subtemas, entre eles: "Poéticas orais e saberes interculturais"; "Literatura, arte e educação em diálogo: mapeando o ato didático criador"; "Escrita de professores em formação";  "Classes de palavras e relações espaciais em línguas indígenas brasileiras e áreas adjacentes"; "A correspondência das artes" e "Produção, circulação e recepção de textos ficcionais no Brasil".
A palavra-chave é diversidade: de temas, de público, de sugestões sobre os rumos que a pesquisa na área pode seguir a partir desses debates. "São propostas bem ricas em temas e abordagens que possibilitarão aos participantes do evento uma radiografia das pesquisas em torno das Letras", afirma Sílvio Holanda. Até mesmo relações inusitadas, como a da Literatura com o futebol, estão no páreo das temáticas propostas por meio do minicurso a ser ministrado pelo professor Elcio Loureiro Cornelsen, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Há, no total, seis opções de minicursos. Além do "Futebol, Linguagem e Artes", são eles: "Tudo que você quer saber sobre documentação por meios digitais"; "Compreensão e produção oral em Línguas Estrangeiras"; "Gêneros da poesia popular nordestina"; "Tipologia e universais linguísticos" e "Técnicas de documentação linguística".  Os minicursos poderão ser escolhidos pelo participante no ato do credenciamento no Congresso, sem nenhum custo adicional. Há vagas para até 300 pessoas.
Segundo o professor Sílvio, o contato com pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras é o carro-chefe deste evento, uma vez que, a partir daí, podem surgir parcerias para publicações ou formação de grupos de pesquisas, colaboração bibliográfica e efetiva produção científica. Além disso, o Congresso servirá de canal para que o aluno da pós-graduação encontre um espaço propício para divulgar suas produções. A meta da coordenação é poder editar uma revista temática com a produção decorrente de todo o evento.

Cenário favorável à pesquisa

O CIELLA ocorre a cada dois anos e teve sua primeira edição realizada em 2007. O evento nasceu como desdobramento da Jornada de Estudos Linguísticos e Literários, promovida pelo Mestrado em Letras da UFPA, em nível local. A ideia era transformar esse encontro em que os alunos apresentavam suas pesquisas em um grande congresso, uma vez que o caráter internacional do evento traria maior apreço aos trabalhos dos mestrandos.
Desde então, todas as edições do evento têm contado com extensiva participação. "O Congresso já se consolidou no cenário científico das Letras, pois já tem público estável e propósito bem definido - oportunizar a publicação"-, sintetiza Sílvio Holanda, coordenador geral da terceira edição do evento.
O porfessor destaca que o cenário amazônico para as pesquisas em Letras é relativamente favorável, porque, apesar da grande assimetria com as demais regiões do Brasil, o Norte ainda conta com alguns privilégios, por exemplo, uma cota nas linhas de financiamento das agências de fomento, como Capes e CNPq.
"Isso permite ao professor da Amazônia ter maior acesso à linha de investimentos. Não basta somente ser um bom pesquisador, é preciso transformar o talento intelectual em produção efetiva, a qual, somada à produção dos alunos, poderá, a médio prazo, nos permitir oferecer um Doutorado em Letras na região, o qual seria o primeiro de todo o Norte", afirma o pesquisador.
A meta é obter, de imediato, o conceito 4 na avaliação da Capes, que, atualmente, avalia o Programa de Pós-Graduação em Letras com a nota 3, em uma escala de 0 a 7. "Os professores estão fazendo a sua parte, cabe, agora, aos alunos também produzirem artigos, sendo o CIELLA oportunidade ímpar neste sentido", conclui Sílvio Holanda.

Serviço: Para informações completas sobre programação, convidados confirmados, inscrições, passeios turísticos e hospedagens, acesse o site do evento: http://www.3CIELLA.ufpa.br.


-----------------------------------------

FONTE: Beira do Rio - Jornal da Universidade Federal do Pará. Ano XXV Nº 93, Abril de 2011 ISSN 1982-5994
  



Nenhum comentário: